Benefícios do Açaí

Com grande valor nutricional, o açaí se destaca pelos seus antioxidantes. Muito consumida no verão, a fruta é uma ótima opção para aqueles que praticam atividades físicas. Apesar de seu alto valor calórico, pode ser usada para auxiliar na perda de peso.

BENEFÍCIOS DO AÇAÍ

Potente ação antioxidante. É uma das frutas que têm maior poder contra os radicais livres, com efeito significativo sobre o sistema de defesa antioxidante do fígado auxiliando até mesmo na eliminação de toxinas;
– Possui um elevado teor de antocianinas que também auxiliam na prevenção de câncer, doenças cardiovasculares, processos alérgicos, doenças neurodegenerativas e aumento da longevidade;
– Atua contra as doenças cardiovasculares por favorecer a vasodilatação e inibir a peroxidação lipídica;
– Auxilia na prevenção e controle do Diabetes Mellitus tipo 2 e resistência à insulina, por ser rico em lipídios e fibras e pobre em carboidratos se comparado a outras frutas, o açaí possui baixos índice e carga glicêmica, ou seja, sua ingestão não causa picos de glicemia e insulinemia, associados a aumento de gordura corporal e do risco de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes;
– Propriedades hipocolesterolêmicas, atuando na redução do colesterol total, não-HDL e melhora da relação LDL/HDL;
– É riquíssimo em diversos minerais como manganês importante para a saúde óssea, magnésio, essencial à geração e utilização de energia no corpo, cálcio, que age na contração muscular, transmissão do impulso nervoso e na formação dos ossos, e cromo necessário para uma boa atuação do hormônio insulina e ainda favorece a redução do desejo por doces;
– É rico em vitamina E, com ação antioxidante e antiinflamatória.
Finalizando: o ideal é não acrescentar açúcar ou farinha junto ao açaí.

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